As histórias, crônicas, contos, causos. Exercícios de eloquência.

Saturday, October 06, 2007

O tesouro de janeiro


O dinheiro é o melhor escravo - o mais dócil e versátil, mas o pior senhor - o mais despótico e cruel. (sabedoria popular)

Já se passaram tantos janeiros, mas não me acontece de esquecer do Nando. Ele lá no térreo de sua casa ouvindo suas canções prediletas, e repetidas vezes a Legião Urbana. Nando amava mesmo aquelas canções, às vezes dava até a impressão que o sol batia mesmo na janela do seu quarto.

O que poderia me aborrecer a respeito daquele rapaz de bela irmã de olhos azuis seria a insistente imitação de eu estar ébrio (estive sim, ébrio de aguardente). Mas como me divertia aquilo! Desejava que repetisse a imitação. Ele fazia com que aquilo que a mim parecia o ridículo dos ridículos parecesse uma pueril e elegante diversão.

Ah, o Nando, sempre como canção. Fingia distração e ao passar dava um tranco de ombro e se apressava para cuidar que a gente não caísse.

Teve isso: quando saiu o resultado do vestibular e diante de meu sucesso, aquela criança me parecia tão feliz por mim (parabéns, parabéns e inventiva e doce irreverência: se curvava executando um saudação japonesa).

Já se passaram tantos janeiros. O Nando tornou-se um milionário. Dizem, mas não quero acreditar que o Nando agora é petulante e arrogante. E pior: deu no jornal de hoje que ele está sendo investigado por sonegação, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha, segundo os policiais e promotores de crimes fazendários. Relata o jornal a fala do Nando, que de voz não ouço há anos: "Estamos tranqüilos. Vamos esperar as coisas acontecerem para que possamos agir dentro da lei"

Será que o aquele garoto teria sido, com o tempo, sucumbido, adulterado, pelo “ Mal da Filargyria” - o apego execessivo ao dinheiro que corrompe o carácter até de gente boa? Será que o Nando perdeu o tesouro que estava guardado dentro daquele coração de menino?

Então porque nós não vamos uma canção? keane: Somewhere Only We Know

No comments: