As histórias, crônicas, contos, causos. Exercícios de eloquência.

Wednesday, August 30, 2006

Buchada à Francesa


Sou honesto, mas não sou fanático."(Seu Madruga)
Era o aniversário do Cabelo-de-Lobo. Então ele me puchou pelo braço, tirando-me do meio daquele povaréu todo. Apesar da evidente embriaguez, parecia-me a mim, ele estar triste. “Godao, preciso revelar-lhe um segredo”. Olhei pra ele e disse pra ver bem o que iria falar. Vá que eu concorde. “Deixa de ser besta Godão. É um segredo que além de mim só o Capota sabe. E é pra você não comer da buchada do carneiro. Você não sabe como o bicho chorou lá em cima da camionete. Chorou os sessenta quilômetros de viagem e aqui antes de morrer chorou muito mais, parece que adivinhava que iam dar cabo dele”. Disse para o De Lobo que poderia ser impressão dele, o bicho bale, era isso, ele balia e não chorava. “Chorava sim, e não era pouco não. Isso tudo por um capricho do Marcélio: comer buchada no meu aniversário. Ora bolas, buchada! Tem até picanha na churrasqueira. Porque o bichinho teve que morrer?” Mas De Lobo – eu disse – que mal há em comer? Agora o bicho já morreu mesmo! E o Marcélio disse ali, para aquela turminha, que até o Fernando Henrique já comeu buchada e que lá na França é um “must”. De súbito, De Lobo espalmou a mão no meu tórax, como se a me conter – “ Na França o caralho”. Eu e o Capota misturamos a urina da bexiga do carneiro ao tempero do Marcélio. Não preciso falar à minha família, pois já não comeriam buchada nem mesmo lá na França.”Ah, se é assim! (...)O Marcélio, liturgicamente, movia os talheres e degustava prazerosamente a buchada, dando vazão a seu appétit . Eu, Cabelo – de – Lobo e Capota, erguíamos nossas tulipas de Chopes para um Tim-tim, porque beber sem brindar, sabe no que dá? Ríamos a todo. Disse então a De Lobo, como digo a meus grandes amigos em aniversário: Feliz aniversário. Que você tenha uma vida longa, mas cheia de felicidades!

No comments: