As histórias, crônicas, contos, causos. Exercícios de eloquência.

Tuesday, June 05, 2007

O enfermeiro do céu.

Não lembro bem se foi quarta ou se foi na quinta. Fui lá buscar, buscar a tal maquete. Não era bem uma maquete, era uma representação gráfica, cunhada em relevo. O Ruan sempre me pede um favor - enfermeiro, ele vai ser enfermeiro - acho que pela escolha da futura profissão é que tenho sido bem solícito a ele. Deixamos a motocicleta em casa e fomos de carro, assim não quebraria, era de isopor e representaria a circulação sangüínea.

O Ruan é um tipo que me deixa nervoso. "Vira pra esquerda". "É aqui". "Pára!". Então eu verto uma ladainha de mil terços: “Você ‘tá doido? Quer que a gente atropele alguém ou chape outro carro? Se tenho que virar me fale um pouco antes!". Ele nem liga, parece se divertir em silêncio. No que ele se liga é no celular com as tantas chamadas "Thunder Cats" - ligam para que ele ligue de volta. "Só tem pobre como contato, hein?". Isso o deixa um pouco sem graça.

Chegamos à casa do "Bolinha", sem antes não ter entrado em ruas e becos que não nos levariam à maquete alguma. O "Bolinha", eu nunca o tinha visto antes, acho. Eu pensava que fosse um gordinho pela sugestão do apelido, mas não. Lembro que um garoto - uns vinte anos, por aí - também estudava enfermagem, tinha um sorriso ótimo e olhar atento que nos cobriu de despedida até virarmos para a outra rua. Ruan, falava-me dele: muito legal Joel, muito legal!

Vai que na segunda fico sabendo que o garoto está morto. Nova tragédia, mais quatro da cidade - no sábado ocorrera o acidente fatal com quatro policiais militares - no do domingo o Bolinha. O "Bolinha" dirigia o carro. Quatro para eternidade: uma mulher gestante, uma garota de dezesseis, outra mulher e o "Bolinha", o rapaz boa-pinta e bondoso que iria ser um enfermeiro de sorriso milagroso.

Necessito urgentemente de um Deus para acreditar piamente. Acreditar que o Bolinha esteja no céu.

Dedicado à memória do "Enfermeiro que mora com Deus", de nome Weverson Kirmse

No comments: